sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rugby - Parte VII

Aêêê! Finalmente chegamos ao último post da série (dessa vez eu juro que é o último). Nele vamos explicar em quais casos são usados cada um dos modos de reinício de jogo que nós vimos ao longo dos dois últimos posts:

No início de cada metade de jogo: Kick-off. Como já foi dito, no início do primeiro tempo é feito um sorteio (cara ou coroa) de "campo ou bola", a equipe que cobra o kick-off de saída no segundo tempo é a que não cobrou no primeiro.

Após um try: chute de conversão para a equipe que marcou o try.

Após o chute de conversão, seja ele bem ou mal-sucedido: kick-off para a equipe que sofreu o try.

Após um penalty goal ou drop goal: kick-off para a equipe que sofreu o gol.

Após um penalty kick que não foi a gol - ou que, tendo sido, foi mal-sucedido - ou após um free kick: se a bola sair de campo,teremos a reposição correspondente, se não sair o jogo simplesmente segue.

Após a bola atravessar uma das linhas de touch-in-goal ou de bola morta se a bola tiver sido introduzida na zona de in-goal pelos defensores (antes de passar pelas linhas de touch-in-goal ou bola morta a bola deve logicamente ter passado antes pela zona de in-goal): scrum a 5 metros da linha de in-goal, num ponto alinhado com o local onde a bola saiu (segue-se aqui a mesma lógica do chute de conversão em relação ao ponto onde  a bola foi apoiada), desde que também esteja a no mínimo 5 metros da linha lateral mais próxima.

Após a bola atravessar uma das linhas de touch-in-goal ou de bola morta se a bola tiver sido introduzida na zona de in-goal pelos atacantes manualmente, ou após uma tentativa de gol (penalty goal ou drop goal, tanto faz) frustrada que saiu por uma daquelas linhas: saída de 22 metros para a equipe defensora

Após a bola atravessar uma das linhas de touch-in-goal ou de bola morta se a bola tiver sido chutada pelos atacantes a partir do campo de jogo, numa situação que não seja tentativa de gol: saída de 22 metros para a equipe defensora ou scrum a ser cobrado pela equipe defensora do ponto em que ocorreu o chute. Os defensores escolhem.

*Nota: lembre-se, dá para diferenciar claramente uma tentativa de gol de um simples chutão pra  frente porque no jogo geral o gol só pode ser tentado mediante drop kick, e num penal, o atacante deve avisar se vai tentar chutar a gol.

Após a bola atravessar a linha de in-goal, entrando na zona de in-goal pelas mãos ou pés de um atacante: se ela for apoiada no chão por um atacante, teremos um try; se for apoiada no chão por um defensor (como se fosse marcar um "try contra", coisa que não existe no rugby), é dito que ele "matou a bola" e o jogo se reinicia com uma saída de 22 metros pela equipe defensora. Se não for apoiada no chão por ninguém o jogo segue normalmente, podendo a bola ser jogada como se estivesse no campo de jogo.

*Nota¹: se um atacante estiver com a bola bem próximo do in-goal adversário e for tacleado, ele não é obrigado a soltar a bola imediatamente. Tem direito a tentar "se esticar" num último esforço e impulso para tentar marcar o try, no entanto deve fazê-lo rapidamente e num único movimento, caso não consiga marcar o try na sequência imediata do tackle deve soltar a bola normalmente,como num tackle qualquer.


**Nota²: se um atacante tenta marcar um try e um defensor tenta matar a bola ao mesmo tempo, de modo que o juiz não consegue determinar com precisão quem apoiou a bola primeiro, irá ser marcada uma "bola presa" e reiniciado o jogo com um scrum a 5m da linha de in-goal para a equipe atacante. O mesmo vale no caso de a bola ficar presa entre o corpo de dois jogadores caídos, de modo que nenhum consiga apoiá-la no chão.

Após a bola atravessar a linha de in-goal, entrando na zona de in-goal pelas mãos ou pés de um defensor: se ela for apoiada no chão por um atacante, teremos um try; se um defensor matar a bola o jogo se reinicia com um scrum a 5 metros da linha de in-goal a ser cobrado pela equipe atacante. Se não for apoiada no chão por ninguém o jogo segue normalmente, podendo a bola ser jogada como se estivesse no campo de jogo.

Após a bola sair pela linha lateral sendo lançada com as mãos: esse tipo de jogada é considerada jogo desleal, punido com um penalty kick para os adversários no ponto em que ocorreu a infração.

Após a bola sair pela lateral sendo carregada por um jogador (isto é,o jogador sai de campo "com bola e tudo"): line-out a ser cobrado pela equipe adversária no ponto em que o jogador saiu de campo. Com duas ressalvas: a) se um jogador portando a bola pisa na linha lateral, ou mais além dela, considera-se que a bola saiu, ainda que o "corpo" da bola propriamente dito esteja para dentro de campo; b) o jogador que sai com a bola nessas condições deve soltar a bola imediatamente para dar à equipe adversária a oportunidade cobrar (se puder e quiser) uma reposição lateral rápida.

Após a bola sair pela lateral em decorrência de um chute:


Essa é uma das partes mais complicadas de entender do rugby, vamos por partes:

a) o chute foi desferido desde fora da zona de 22 da equipe chutadora:

Regra => se a bola quica no chão antes de sair, line-out para os adversários na altura da linha lateral do ponto em que houve o último quique, se saiu direto, sem quicar, do ponto em que se encontrava o chutador

b) o chute foi desferido desde dentro da zona de 22 metros da equipe que chutou:

Regra=> line-out para os adversários do ponto em que a bola cruzou a linha lateral, independente de quique dentro do campo (essa vantagem, de não necessitar de quique para que a reposição seja feita longe da linha de in-goal da equipe chutadora faz da zona de 22 metros uma espécie de "zona de segurança" no campo)

Exceção: se a bola tiver sido introduzida na zona de 22 metros pela própria equipe que chutou para a lateral (quer dizer, eles botaram a bola na própria zona de 22 para chutarem para lateral depois, tentando se aproveitar vantagem conferida por esta zona) => line-out para os adversários da linha lateral na altura em que se encontrava o chutador.

Exceção da exceção: se a bola tiver sido introduzida na zona de 22 pela equipe defensora, mas entre o momento da introdução e o momento do chute tiver havido algum tackle sobre o portador da bola, ou a equipe atacante tiver tocado a bola de qualquer maneira=> vale a regra geral

c) o chute desferido foi um penalty kick: line-out do ponto em que a bola saiu de campo, independentemente de quique, ou de o chute ter sido feito de dentro ou de fora da zona de 22, a ser cobrado pela própria equipe que chutou para fora.

d) o chute desferido foi um free kick: vale a regra geral, como se fosse um chute qualquer. Inclusive no que diz respeito ao quique da bola antes de sair de campo, e ao posicionamento, dentro ou fora da zona dos 22 metros.

Após um passe para a frente, knock-on ou impedimento acidental: scrum no ponto em que houve a infração a ser cobrado pela equipe não infratora

=> Um knock-on ocorre quando a bola toca no corpo de um jogador do joelho para cima e em seguida cai para a frente (isso porque do joelho para baixo é considerado chute, e chutar pra frente é permitido). Se o jogador conseguir recuperar a bola e apanhá-la antes que toque o chão, não teremos um knock-on.

      A jogadora da Inglaterra (de branco) foi tackleada e deixou a bola cair pra frente: típico knock-on

Exceção 1: soltar a bola no chão para efetuar um drop kick não é considerado knock-on (mas lembre-se que para ser um drop kick a bola só pode dar um quique antes de ser chutada).

Exceção 2: se um adversário chutar a bola para a frente, um jogador pode tentar interceptar o chute colocando seu corpo na trajetória da bola. Neste caso, se a bola bater no corpo e for para a frente não teremos um knock-on.

      O jogador dos EUA (de azul), tenta bloquear o chute para a frente dado pelo adversário, se a bola bater nele e for para a frente não será knock-on

=> Um "impedimento acidental" ocorre quando devido às circunstâncias da jogada o jogador emposição irregular não tinha como evitar tocar na bola ou interferir com o jogo. Só se pune com um scrum se a equipe infratora obtiver alguma vantagem, caso contrário, o jogo segue. 

¡¡¡Lembre-se que além destas três circunstâncias, foram descritas várias outras ao longo da série de posts em que pode haver um scrum!!!

Após uma infração leve: free kick.

As regras trazem expressamente quais faltas são punidas com free kick, vamos a elas:

- Avançar sobre a linha de 22m numa saída de 22 metros do adversário
- Entrar num ruck, maul ou scrum com a cabeça mais baixa que os quadris
- Colocar a bola de volta dentro de um ruck ou scrum depois que ela tiver saído
- Impedir a bola de se deslocar o mínimo de 5m numa cobrança de lateral rápida
- Fazer qualquer ação que leve o oponente a pensar que a bola saiu de um ruck, maul ou scrum sem que ela tenha de fato saído
- Qualquer erro na "organização" de um scrum ou line-out que não implique risco à integridade física (por exemplo: colocar menos jogadores que o mínimo ou mais que o máximo num line-out, impedir a bola de entrar no túnel durante um scrum...)
- Por o último, qualquer forma de atraso ou perda de tempo no jogo, como por exemplo, demorar mais de um minuto a cobrar a conversão, demorar mais tempo que o necessário para cobrar um mark, demorar exageradamente a tirar a bola de um ruck quando é fácil fazê-lo, etc, etc. 

Após uma infração grave (todas aquelas descritas ao longo destas regras que não são punidas com scrum nem free kick): penalty kick.

CARTÕES:

Se um jogador cometer uma falta especialmente grave (principalmente as que atentam contra a integridade física do oponente), ou cometer reiteradamente a mesma falta várias vezes, o juiz pode puni-lo com um cartão amarelo, que o retira do jogo por 10 minutos, devendo sua equipe permanecer com um jogador a menos, ou com um cartão vermelho,que o expulsa definitivamente do jogo, ficando a equipe com um a menos pelo resto do jogo. No segundo cartão amarelo o jogador deve obrigatoriamente levar um vermelho.


Por fim, para (finalmente) encerrar a série: uma informação que eu fiquei devendo lá no começo da série. As exceções à regra que não permite a um jogador substituído voltar a campo:

Existem duas situações em que um jogador pode ser substituído temporariamente  e voltar ao campo depois, a primeira é em caso de sangramento: um jogador sangrando pode ser substituído por um reserva e depois que o sangramento estancar ser "des-substituído".

O segundo caso é o seguinte: os jogadores que participam da primeira linha do scrum devem ser especialistas, isto é, só alguns jogadores do time podem tomar parte na primeira linha. Se por motivo de lesão,cartão amarelo ou cartão vermelho, um dos jogadores de primeira linha não puder participar do scrum,o capitão nomeará outro jogador que esteja em campo para o seu lugar. Se não houver nenhum jogador em campo apto a participar da primeira linha, um reserva apto a participar da primeira linha pode entrar em substituição a um companheiro apenas para tomar parte no scrum, e logo em seguida ser desfeita a substituição.

Caso não haja de jeito nenhum três jogadores aptos a participar da primeira linha, os scrums serão feitos "sem oposição", quer dizer,os jogadores apenas se encaixarão na formação, mas sem empurrar verdadeiramente uns aos outros, e o scrum sempre será "vencido" pela equipe cobradora (isto é, a equipe que não cobra o scrum, não pode tentar tocar a bola com os pés).

Bem, assim acaba a série sobre rugby. Prometo que as próximas serão mais curtas!

Até lá....

Um comentário:

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